Urtica é um género com 30 a 45 espécies de plantas com flor na família Urticaceae, com distribuição cosmopolita sobretudo nas regiões temperadas, vulgarmente chamadas urtigas ou ortigas. São geralmente plantas herbáceas perenes, mas algumas são anuais e algumas são arbustos.
As plantas do gênero Urtica preferem um ambiente quente e úmido. A maioria de seus caules e folhas são cobertos por pêlos urticantes e contêm substâncias ácidas (como ácido fórmico, ácido oxálico ou ácido tartárico), que causam erupção cutânea e outros fenômenos alérgicos. Foi assim que a palavra urticária foi derivada. As urtigas podem ser vistas em estradas rurais comuns ou riachos de montanha. As crianças que costumavam brincar no campo quando eram jovens muitas vezes tocam nas urtigas por engano e ficam com erupções vermelhas em todo o corpo. ardor, parecendo mordidas por alguma coisa
Na verdade, a urtiga é uma planta medicinal desde a antiguidade. Pode ser usada como remédio, alimento, chá e aplicação externa. Os antigos egípcios usavam urtigas para tratar inflamações nas articulações e algumas dores nos ombros e na cintura. Documentos gregos antigos descobriram que o juramento de Hipócrates, o pai da medicina ocidental, e alguns dos primeiros médicos gregos já eram muito qualificados neste tratamento; mais de 60 doenças; a Maldição Anglo-Saxônica das Nove Ervas registrada na medicina tradicional no século 10 DC também exalta as propriedades antiinflamatórias e desintoxicantes das urtigas.
Toda a planta da urtiga é comestível (precisa ser seca ou cozida) e contém uma variedade de nutrientes, incluindo: vitaminas A , C , K , minerais cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio e sódio, flavonóides, beta - caroteno , luteína e outros carotenóides, etc. Quando cozidas, as urtigas têm textura de espinafre e também são conhecidas como espinafre do pobre. Além de sempre terem desempenhado o papel de verdura silvestre no campo, durante as carências das duas guerras mundiais, também foram utilizadas para alimentarem o gado e para manterem os seus meios de subsistência.
A pesquisa atual também confirmou que a urtiga traz muitos benefícios para a saúde humana. Por exemplo, as propriedades diuréticas da urtiga podem reduzir os sintomas do aumento da próstata , relaxar os músculos e vasos sanguíneos do corpo para ajudar a baixar a pressão arterial e reduzir as contrações cardíacas, controlar o açúcar no sangue e reduzir o sangramento, e suas propriedades antioxidantes também podem ajudar a desintoxicar o fígado. Quando usado externamente, também pode ajudar na cicatrização de feridas, reduzir infecções de pele, aliviar a artrite e até mesmo suprimir a caspa e promover o crescimento do cabelo. Desde a antiguidade, a urtiga é uma planta medicinal indispensável na fitoterapia.
Próstata e Urtiga
Uma das causas dos problemas da próstata são as anormalidades hormonais masculinas. Se os hormônios masculinos não forem metabolizados normalmente e forem convertidos excessivamente em DHT, ocorre um hormônio masculino modificado, perda de cabelo e problemas de próstata. Supõe-se que a urtiga ajuda a metabolizar os hormônios masculinos normalmente. Não há pesquisas claras sobre queda de cabelo. Em vez disso, existem muitos resultados de experiências em humanos mostrando que é eficaz para a próstata. Um artigo de meta-análise publicado por Safarinejad MR em 2005, 'Urtica dioica para o tratamento da hiperplasia prostática benigna: um estudo cruzado prospectivo, randomizado, duplo-cego, controlado por placebo', refere-se à hiperplasia inferior, um sintoma típico que ocorre quando há um problema com a próstata. Este é o resultado de uma análise abrangente de estudos em que pacientes com sintomas do trato urinário consumiram urtiga. O grupo de consumo consumiu urtiga durante 6 meses e, entre os 558 participantes que completaram o experimento, 232 dos 271 consumidores de urtiga (81%) apresentaram melhora nos sintomas. Por outro lado, apenas 43 (16%) das 232 pessoas que tomaram o placebo apresentaram melhora dos sintomas.
Alergias, Inflamação e Urtiga
As alergias têm resultados experimentais estranhos. Os sintomas alérgicos desapareceram, mas os níveis de substâncias inflamatórias não se alteraram. O artigo de 2017 ‘Eficácia da terapia de suporte da rinite alérgica por extrato de raiz de urtiga (Urtica dioica): um ensaio clínico randomizado, duplo-cego, controlado por placebo’, de Bakhshaee M et al. 74 pacientes com rinite alérgica foram divididos em dois grupos. O grupo placebo tomou placebo, enquanto o grupo de urtiga tomou 450 mg de extrato de raiz de urtiga diariamente durante um mês. Após um mês, aqueles que consumiram urtiga observaram uma redução significativa nos sintomas. Porém, não houve alteração nos níveis de IgE, IL-4 e IL-5, que causam inflamação e sintomas alérgicos. Por outro lado, de acordo com o artigo de 2011 de Namazi N et al. 'O efeito dos extratos hidroalcoólicos de urtiga (Urtica dioica) na sensibilidade à insulina e alguns indicadores inflamatórios em pacientes com diabetes tipo 2: um ensaio randomizado duplo-cego de controle' , pacientes com diabetes tipo 2 Um experimento de ingestão de 8 semanas foi realizado em 50 pessoas. Após 8 semanas, foi observada uma diminuição da IL-6 e da PCR-as, que são níveis que indicam o nível de inflamação no corpo. Olhando para os resultados, é ambíguo dizer que existe, e também é ambíguo dizer que não existe. Porque os tipos de substâncias inflamatórias reduzidas são diferentes. Pode ser útil, mas acho que o efeito varia de pessoa para pessoa.
Diabetes e antioxidantes
De acordo com Amiri Behzadi A et al., 2016, 'Efeitos da suplementação de Urtica dioica sobre lipídios no sangue, enzimas hepáticas e níveis de óxido nítrico em pacientes diabéticos tipo 2: um ensaio clínico duplo-cego e randomizado', os pesquisadores dividiram 50 pacientes com diabetes tipo 2 em dois grupos Eles foram divididos em grupos e tomaram placebo e urtiga por 8 semanas. Após oito semanas, foram observadas reduções significativas nos níveis de açúcar no sangue em jejum, triglicerídeos e níveis hepáticos (ALT). Os níveis de colesterol bom, HDL, óxido nítrico e enzimas antioxidantes (SOD) aumentaram significativamente. Os resultados mostrados são muito bons. Pode ser útil para quem sofre de diabetes, pois reduz os níveis de açúcar no sangue. Claro, se você estiver controlando o açúcar no sangue com medicamentos, precisará ter cuidado. Você provavelmente está familiarizado com a diminuição dos níveis de triglicerídeos e ALT. O que é interessante é o aumento do óxido nítrico. Para o óxido nítrico, é necessário tomar arginina, que é muito insípida, com o estômago vazio, ou tomar suplementos nutricionais que aumentem a eficiência do óxido nítrico. Esses suplementos são relativamente mais caros que a urtiga. Você pode aproveitar os efeitos do óxido nítrico por um preço mais barato.