Protocolo de cultivo da Artemisia Annua
Como o nome sugere, Artemisia annua é uma planta anual. Seu método preferido de propagação é por sementes, mas os cortes desta artemísia também são possíveis. Originária da China, a Artemísia é facilmente cultivada em regiões temperadas, onde às vezes é naturalizada. Seu cultivo é possível no Brasil, mas requer atenção especial e irrigação regular.
No Brasil, a época ideal para plantar a artemísia anual é o início da estação das chuvas. Mas para isso é necessário preparar as mudas cerca de um mês e meio antes para que as plantas possam aproveitar as chuvas sazonais assim que forem plantadas. Cada região do país tem suas diferenças em relação ao período chuvoso.
Material para a semeadura:
Coador, peneira ou cesto trançado
Bacias, cubas
Lona plástica preta
Lata ou garrafa ou tábuas
Terra ou compostagem
Areia
Colher
Vidro, plástico ou lata vazia
Regador, pulverizador
Sementes
Encha uma caixa com terra, solo para vasos ou uma mistura de composto maduro e solo peneirado usando uma peneira, peneira ou cesta de vime para obter um meio de cultivo muito fino.
A esterilização do meio de cultivo evita o ataque de fungos e bactérias das pequenas sementes de Artemísia
Dois métodos de esterilização são possíveis:
Coloque o recipiente, caixa ou bacia de barro sob uma lona preta exposta ao sol por 5 a 6 dias ou mais se o céu estiver nublado. Remova todas as ervas daninhas que cresceram no tanque de cultura.
Coloque o recipiente, caixa ou bacia de barro sob uma lona preta exposta ao sol por 5 a 6 dias ou mais se o céu estiver nublado. Remova todas as ervas daninhas que cresceram no tanque de cultura.
Misture as sementes com areia fina (obtida após peneiramento) em um recipiente adequado (vidro, tigela, lata, etc.) na seguinte proporção: uma colher de sementes para dez colheres de areia.
Em recipientes (garrafas, latas ...) que serão irrigados por ação capilar
•Corte o topo das garrafas ou corte as latas ao meio.
•Faça pequenos furos no fundo dos recipientes escolhidos.
•Encha o recipiente com o suporte de cultura estéril preparado de antemão até o topo, de modo a ter uma superfície plana.
Atenção!
Coloque as garrafas ou latas em um recipiente com um pouco de água. Será necessário verificar se há sempre um volume de água suficiente no tanque (aproximadamente 3 cm) e se a superfície semeada está aproximadamente 15 cm acima da água para permitir a irrigação por capilaridade.
Berçário no solo:
Delimite o espaço de semeadura com pranchas de madeira ou bambu.
Preencha este espaço com suporte de cultura previamente esterilizado ou pulverize com água fervente após o enchimento conforme descrito acima.
Polvilhe a superfície do meio de cultura com a mistura de sementes e areia e cubra as sementes com um pouco de terra fina; as sementes precisam ver a luz para germinar.
Adicione uma rede ou tela de arame acima do recipiente para evitar o ataque de pragas.
Proteja o viveiro de chuvas fortes ou luz solar direta.
Ocorre aproximadamente de 4 a 7 dias após o plantio.
Cerca de um mês após a semeadura, quando as mudas atingem +- 4 cm de altura e a vegetação fica muito densa, cada muda deve ser transplantada para um recipiente individual que pode ser meio frasco, vidro ou saco plástico ou pote de iogurte.
Cada planta é colhida delicadamente com uma colher, sem hesitar em levar muito solo ao redor do rebento, para evitar danos, e depois transplantada para os recipientes disponíveis.
Esses recipientes deverão ser preenchidos previamente com o mesmo solo da muda.
Faça um furo no solo úmido do recipiente e coloque com cuidado a muda lá.
Adicione um pouco mais de terra ao redor da muda para estabilizar o todo.
Não se esqueça de fazer furos no fundo do recipiente para garantir a irrigação capilar.
•Assim que as plantas apresentarem 6 folhas, devem ser transplantadas para o solo.
•Idealmente, deve-se ter cuidado para garantir que o período de transplante no campo corresponda ao início da estação chuvosa.
•A terra usada para cultivo terá sido previamente capinada, ajuntada, arada rasa, sulcada e irrigada.
•A artemísia tem um efeito repelente contra os insetos, mas também é prudente instalá-la ao redor das casas e se possível ao abrigo do vento.
•Geralmente, recomenda-se um espaçamento de 80 cm entre as plantas.
Cuidados:Irrigação e rega
A planta deve ser regada regularmente, de manhã e à noite, principalmente durante a fase de crescimento. Uma vez bem estabelecida, a rega ou irrigação pode ser reduzida e a planta tolera breves episódios de seca.Em áreas onde a disponibilidade de água é limitada, vários arranjos são possíveis para restringir o abastecimento de água.
Casa de sombra
A construção de uma casa de sombra para proteger o viveiro reduz o abastecimento inicial de água a um estágio em que o meio de crescimento deve permanecer úmido. Antes da etapa de transplante para o solo, no entanto, deve-se tomar cuidado para reduzir gradualmente a sombra no viveiro para endurecer as plantas e acostumá-las ao próximo contexto de crescimento.
Manter uma parte (a definir de acordo com as colheitas anteriores) das plantas intactas (as plantas mais bonitas): recolher os aquénios contendo as sementes após a floração (podemos manter as sementes durante 3 anos à temperatura ambiente)
Geralmente é aconselhável secar as plantas medicinais à sombra. Esta recomendação não se aplica à artemísia, para a qual a exposição ao sol aumenta a concentração do princípio ativo.
Método 1: produção de sementes:
Este método se aplica apenas a Artemisia annua.
Deixe as plantas mais bonitas secarem e
corte-as pela base. Coloque uma lona embaixo para evitar a perda de sementes.
Bata e peneire para coletar as sementes em uma bacia.
Proteja as sementes da luz solar e da umidade antes de iniciar um novo ciclo de cultivo.