Artemisia Vulgaris (artemísia comum) é uma espécie de grande importância na história da medicina e era chamada de “mãe das ervas” na Idade Média. É uma planta herbácea comum que apresenta alta variabilidade morfológica e fitoquímica dependendo do local onde ocorre. Esta espécie é bem conhecida em quase todo o mundo.
Função e Eficácia da Artemisia Vulgaris
De acordo com a crença antiga, seu nome é derivado do nome da deusa grega Ártemis, que é a patrona das mulheres grávidas e recém-nascidas. Por causa de seus efeitos benéficos nas doenças relacionadas à menstruação e à gravidez, A. vulgaris teve grande importância nos ritos religiosos devotados às deusas Ísis, Ártemis e Diana. As propriedades curativas desta espécie foram descritas em trabalhos médicos da antiguidade. Além disso, a artemísia foi creditada com efeitos aquecedores e secantes e, portanto, também foi recomendada para o tratamento de doenças urológicas, como disúria ou nefrolitíase. Na medicina medieval, A. vulgaris , chamada “ mater herbarum ” (a mãe das ervas), era usada externamente para tratar feridas, contra a gota e para remover a fadiga nas pernas, bem como na tentativa de tratar a febre. A planta ganhou popularidade como um remédio para doenças gastrointestinais, incluindo dor de estômago, diarreia e cólicas intestinais. A artemísia é usada principalmente na forma de infusões. Estes são preparados despejando água fervente sobre uma colher de chá (cerca de 1,2 g) de erva seca e fervendo a mistura coberta por cerca de 5 min. Outra forma de medicação de artemísia usada na alopatia são as tinturas.
1.Doenças ginecológicas
Contra cólicas uterinas e abdominais. Promove ciclos menstruais regulares. Combate a TPM.
2. Uso em geral
Calmante dos nervos
Digestivo
Diurético: aumento da produção de urina (para retenção de líquidos)
Repelente de insetos
3. Moxabustão
A artemísia tem sido usada na prática da moxabustão por milhares de anos. A moxabustão envolve enrolar a artemísia em palitos ou cones, acendendo-a e agitando-a sobre a área a ser tratada. Isso serve para estimular o ponto de acupuntura com calor e os compostos químicos da erva. Embora esse procedimento possa parecer primitivo, há evidências de pesquisas clínicas que apoiam a eficácia da moxabustão e conferem alguma credibilidade à prática da moxabustão. Uma revisão sistemática, publicada em 2012, examinou o efeito da moxabustão em bebês pélvicos. Os autores do estudo explicaram que, quando combinada com a acupuntura, a moxabustão pode resultar em menos partos cesáreos e que a prática também reduziu a necessidade de oxitocina (um hormônio que sinaliza a contração do útero durante o trabalho de parto).
Artigo Científico
Você vai encontrar um estudo detalhado sobre a Artemísia Vulgaris no National Center for Biotechnology Information com o título Significado da Artemisia Vulgaris L. na história da medicina e suas possíveis aplicações contemporâneas comprovadas por estudos fitoquímicos e farmacológicos.